Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • VALDEMAR CORREIA DOS SANTOS - PDT
  • Vereadores
    LEGISLATURA 2017-2020
    Presidente Atual
    VALDEMAR CORREIA DOS SANTOS
História da Câmara Municipal de Farol
Webline Sistemas

HISTÓRICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FAROL

 

No dia 03 de outubro do ano de 1992, foi realizada a primeira eleição para prefeito e vereadores do já constituído município de Farol, e após a apuração do resultado das eleições, a primeira legislatura ficou assim constituída:

CARLOS GARCIA, vereador eleito pelo extinto PST- Partido Social Trabalhista com 87 votos.

DIRCEU DA SILVA, vereador eleito pelo extinto PFL- Partido da Frente Liberal com 78 votos, Dirceu representava o Distrito de Martinópolis.

 ENEIL MACIEL STANISZEWSKI, naquele pleito, foi à candidata mais votada, Lila como é conhecida, se elegeu pelo extinto PFL- Partido da Frente Liberal com 130 votos.

JORGE APARECIDO WOICIKOSKI, (in memoriam) vereador eleito pelo PMDB- Partido do Movimento Democrático do Brasil, 117 votos.

JOSÉ COSTA MARIA, (in memoriam), Zé Costa, como era popularmente conhecido, exerceu três mandatos na Câmara de Vereadores de Campo Mourão representando o município de Farol, e tornou-se recordista de mandatos, com sete mandatos legislativos, sendo os quatro primeiros de Farol consecutivos de 93 a 2008. Neste pleito Zé Costa foi eleito pelo PDT- Partido Democrático Trabalhista, com 113 votos.

Atualmente o Poder Legislativo de Farol leva o seu nome por meio da Resolução 114/2013.

JOSE OSVALDO DA ROCHA, vereador eleito pelo PDT- Partido Democrático Trabalhista, com 83 votos.

O Professor Zé Osvaldo, presidiu a comissão constituinte que implantou, e posteriormente aprovou a nossa Lei Orgânica municipal.

NATALICIO SARAIVA DOS SANTOS- popularmente conhecido como Natal, após as eleições que o sagrou vereador eleito pelo PDT- Partido Democrático Trabalhista, com 127 votos, tornou-se o primeiro Presidente do Poder Legislativo do Município de Farol.

SALVADOR FARIAS DE SOUZA- vereador eleito pelo PDT- Partido Democrático Trabalhista, com 113 votos, Salvador foi eleito como representante da comunidade da Agua da Fartura.

VILMAR SCHIAVON - vereador eleito pelo PMDB- Partido do Movimento Democrático do Brasil, 100 votos.

 

 

CURIOSIDADES

 

A primeira sessão solene de Posse dos senhores vereadores, prefeito e vice-prefeito, foi realizada no dia 01 de janeiro de 1993, no salão paroquial do município, e contou com a presença de várias autoridades.

Inicialmente a sessão foi presidida pela Juíza eleitoral Sra. Dra. Ana Lucia Ferreiras, após, a juíza passou os trabalhos ao vereador mais velho José Costa Maria, que conduziu a primeira sessão.

O vereador José Costa convidou aos demais vereadores para comporem a mesa de autoridades, e diante de todos prestou o primeiro juramento, sendo seguido na sequencia pelos demais vereadores.

Após instalada a primeira legislatura, o vereador passou a eleição da Mesa diretora, convidando o vereador José Osvaldo para auxilia-lo na condição de secretário.

Ao cargo de Presidente da Câmara concorreram os vereadores Jorge Aparecido Woicikoski e Natalício Saraiva dos Santos, o vereador Natalício foi eleito o 1º Presidente do Poder Legislativo de Farol com cinco votos ao seu favor, e quatro votos contrários.

Após eleito Natalício iniciou o processo de votação para o cargo de vice-presidente sendo candidatos os vereadores José Costa e Vilmar Schiavon, o vereador José Costa foi eleito vice-presidente com cinco votos a favor e quatro votos contrário.

O primeiro pronunciamento feito pela Câmara foi realizado pelo vereador José Osvaldo conforme segue:

Após o presidente da casa, convidou a vereadora ENEIL MACIEL STANISZEWSKI e CARLOS GARCIA para acompanhar o Prefeito Gilmar Cardoso e seu vice José Laurindo Kraus, que tomaram posse, sagrando-se os primeiros representantes do Poder Executivo do Município de Farol.

 

 

 

1ª VERADORA DO MUNICÍPIO DE FAROL

ENEIL MACIEL STANISZEWSKI (LILA)

MAIOR VOTAÇÃO DE VEREADORES

ANGELA MARIA MOREIRA KRAUS- 217 VOTOS LEGISLATURA 2005/2008

RECORDISTA EM MANDATOS

VEREADOR JOSÉ COSTA MARIA- ELEITO POR 7 MANDATOS, SENDO 3 POR CAMPO MOUÃO E 4 PELO MUNICÍPIO DE FAROL.

1ª SEDE DO PODER LEGISLATIVO

Descrição: E:\FAROL  20001 20x30.jpg

De acordo com a Resolução 090 de 07 de maio de 2010, o Plenário da Câmara Municipal, foi denominado como Plenário Aguinaldo Messias de Souza, “AGUINALDÃO”, em homenagem ao grande amigo, companheiro Vereador Aguinaldo, falecido em janeiro do ano de 2009.

Atualmente a Câmara de vereadores é composta pelos vereadores:

JOÃO COSTA- PRESIDENTE

JOÃO NEPOSIANO DA SILVA- VICE PRESIDENTE

JORGE GUILHERME- 1º SECRETÁRIO

ADILSON DOS SANTOS SILVA- 2º SECRETÁRIO

GENIVALDO FERREIRA

GENTIL DE LIMA COSTA

IRANLEI SARAIVA

JOSÉ MILSON DE SOUZA

LUIS BENEDITO GUIRRO

 

 





Próxima Sessão

14ª Sessão Ordinária DIA 22/05/2018 as 19:00hrs


15ª Sessão Ordinária DIA 29/05/2018 as 19:00hrs

16ª Sessão Ordinária DIA 05/06/2018 as 19:00hrs

17ª Sessão Ordinária DIA 12/06/2018 as 19:00hrs