Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • IVAN TAVARES - PMDB
  • Vereadores
    LEGISLATURA 2017-2020
    Presidente Atual
    IVAN TAVARES
História da Câmara Municipal de Farol
Webline Sistemas

HISTÓRICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FAROL

 

No dia 03 de outubro do ano de 1992, foi realizada a primeira eleição para prefeito e vereadores do já constituído município de Farol, e após a apuração do resultado das eleições, a primeira legislatura ficou assim constituída:

CARLOS GARCIA, vereador eleito pelo extinto PST- Partido Social Trabalhista com 87 votos.

DIRCEU DA SILVA, vereador eleito pelo extinto PFL- Partido da Frente Liberal com 78 votos, Dirceu representava o Distrito de Martinópolis.

 ENEIL MACIEL STANISZEWSKI, naquele pleito, foi à candidata mais votada, Lila como é conhecida, se elegeu pelo extinto PFL- Partido da Frente Liberal com 130 votos.

JORGE APARECIDO WOICIKOSKI, (in memoriam) vereador eleito pelo PMDB- Partido do Movimento Democrático do Brasil, 117 votos.

JOSÉ COSTA MARIA, (in memoriam), Zé Costa, como era popularmente conhecido, exerceu três mandatos na Câmara de Vereadores de Campo Mourão representando o município de Farol, e tornou-se recordista de mandatos, com sete mandatos legislativos, sendo os quatro primeiros de Farol consecutivos de 93 a 2008. Neste pleito Zé Costa foi eleito pelo PDT- Partido Democrático Trabalhista, com 113 votos.

Atualmente o Poder Legislativo de Farol leva o seu nome por meio da Resolução 114/2013.

JOSE OSVALDO DA ROCHA, vereador eleito pelo PDT- Partido Democrático Trabalhista, com 83 votos.

O Professor Zé Osvaldo, presidiu a comissão constituinte que implantou, e posteriormente aprovou a nossa Lei Orgânica municipal.

NATALICIO SARAIVA DOS SANTOS- popularmente conhecido como Natal, após as eleições que o sagrou vereador eleito pelo PDT- Partido Democrático Trabalhista, com 127 votos, tornou-se o primeiro Presidente do Poder Legislativo do Município de Farol.

SALVADOR FARIAS DE SOUZA- vereador eleito pelo PDT- Partido Democrático Trabalhista, com 113 votos, Salvador foi eleito como representante da comunidade da Agua da Fartura.

VILMAR SCHIAVON - vereador eleito pelo PMDB- Partido do Movimento Democrático do Brasil, 100 votos.

 

 

CURIOSIDADES

 

A primeira sessão solene de Posse dos senhores vereadores, prefeito e vice-prefeito, foi realizada no dia 01 de janeiro de 1993, no salão paroquial do município, e contou com a presença de várias autoridades.

Inicialmente a sessão foi presidida pela Juíza eleitoral Sra. Dra. Ana Lucia Ferreiras, após, a juíza passou os trabalhos ao vereador mais velho José Costa Maria, que conduziu a primeira sessão.

O vereador José Costa convidou aos demais vereadores para comporem a mesa de autoridades, e diante de todos prestou o primeiro juramento, sendo seguido na sequencia pelos demais vereadores.

Após instalada a primeira legislatura, o vereador passou a eleição da Mesa diretora, convidando o vereador José Osvaldo para auxilia-lo na condição de secretário.

Ao cargo de Presidente da Câmara concorreram os vereadores Jorge Aparecido Woicikoski e Natalício Saraiva dos Santos, o vereador Natalício foi eleito o 1º Presidente do Poder Legislativo de Farol com cinco votos ao seu favor, e quatro votos contrários.

Após eleito Natalício iniciou o processo de votação para o cargo de vice-presidente sendo candidatos os vereadores José Costa e Vilmar Schiavon, o vereador José Costa foi eleito vice-presidente com cinco votos a favor e quatro votos contrário.

O primeiro pronunciamento feito pela Câmara foi realizado pelo vereador José Osvaldo conforme segue:

Após o presidente da casa, convidou a vereadora ENEIL MACIEL STANISZEWSKI e CARLOS GARCIA para acompanhar o Prefeito Gilmar Cardoso e seu vice José Laurindo Kraus, que tomaram posse, sagrando-se os primeiros representantes do Poder Executivo do Município de Farol.

 

 

 

1ª VERADORA DO MUNICÍPIO DE FAROL

ENEIL MACIEL STANISZEWSKI (LILA)

MAIOR VOTAÇÃO DE VEREADORES

ANGELA MARIA MOREIRA KRAUS- 217 VOTOS LEGISLATURA 2005/2008

RECORDISTA EM MANDATOS

VEREADOR JOSÉ COSTA MARIA- ELEITO POR 7 MANDATOS, SENDO 3 POR CAMPO MOUÃO E 4 PELO MUNICÍPIO DE FAROL.

1ª SEDE DO PODER LEGISLATIVO

Descrição: E:\FAROL  20001 20x30.jpg

De acordo com a Resolução 090 de 07 de maio de 2010, o Plenário da Câmara Municipal, foi denominado como Plenário Aguinaldo Messias de Souza, “AGUINALDÃO”, em homenagem ao grande amigo, companheiro Vereador Aguinaldo, falecido em janeiro do ano de 2009.

Atualmente a Câmara de vereadores é composta pelos vereadores:

JOÃO COSTA- PRESIDENTE

JOÃO NEPOSIANO DA SILVA- VICE PRESIDENTE

JORGE GUILHERME- 1º SECRETÁRIO

ADILSON DOS SANTOS SILVA- 2º SECRETÁRIO

GENIVALDO FERREIRA

GENTIL DE LIMA COSTA

IRANLEI SARAIVA

JOSÉ MILSON DE SOUZA

LUIS BENEDITO GUIRRO

 

 

Próxima Sessão


06ª SESSÃO ORDINÁRIA DIA 26/03/2019 AS 19:00 HRS